A informação é a base de seus serviços e a forma como se faz comunicação mudou bastante com a evolução da internet. Hoje em dia é muito difícil um negócio que não tenha presença online, seja através de redes sociais e/ou o mais essencial que é ter um site. E o assunto de hoje é exatamente sobre ter um site: vale mais a pena fazê-lo em um site pronto ou investir em uma agência digital?

SITE PRONTO

Inicialmente, estes sites prontos podem ser a solução para quem não tem como investir no desenvolvimento de um site exclusivo, principalmente quando a empresa ainda é pequena e quer conquistar seu espaço na internet de imediato.

Vantagens e desvantagens do site pronto

O site pronto também pode ser usado por uma agência digital para desenvolver o site do cliente se o orçamento dele for baixo, pois é uma solução de baixo custo.

As vantagens começam por serem gratuitos ou com planos mais avançados com preço acessível. A maioria, como o Wix, ainda tem a opção de investir em Google Adwords e Facebook Ads para divulgar seu site.

Já as desvantagens são a exibição obrigatória de banners de publicidade da empresa do site gratuito e podem ter ferramentas confusas até mesmo para quem tem conhecimentos técnicos. Imagine para os mais leigos que tentam fazer o site sozinhos!

A hospedagem gratuita também pode ser um problema para o Google, pois muitas pessoas também utilizam sites gratuitos para fazerem spam e o Google, que já não é muito amigo de hospedagens gratuitas, acaba penalizando a hospedagem como, por exemplo, não indexando o conteúdo no buscador.

As considerações finais sobre ter um site gratuito é: se você está começando seu negócio agora e não tem budget, é válido de primeiro momento, mas conforme você vai entendendo a necessidade de ter um site voltado para a estratégia e não para a ferramenta em si, percebe que precisa sim da contratação de uma agência digital.

SITE COM AGÊNCIA DIGITAL

Por conter tamanha variedade de serviços, uma agência digital conta com profissionais de diversas áreas: publicidade, design, engenharia da computação e outros tantos envolvidos na área de tecnologia e demais áreas, o que torna o seu site mais funcional nos resultados.

O que acontece em uma agência digital é que ela torna possível o planejamento de comunicação, otimizando seu site utilizando o Google, as redes sociais, os anúncios, a presença no mobile e todo o marketing da sua marca na internet. A agência não vai se preocupar apenas com cores combinando design bonito e animações em flash (aliás, leia este post sobre a importância da sua marca estar no mobile), os profissionais vão escutar o que você quer, analisar o que você precisa e oferecer o que vai funcionar, sempre buscando por visibilidade, pois é com visibilidade que se alcança novos clientes.

E se você pensa que uma agência digital pode ajudar apenas as grandes empresas, saiba que também é muito útil para negócios de outros portes e todos os segmentos dispostos a usar a internet como ferramenta de prospecção e interação.

Claro que você pode tentar montar seu site por conta própria, mas corre o risco de não dar certo, afinal, esta não é sua especialidade. Já as agências digitais unem conhecimento, experiência, tecnologia e estratégia com uma equipe capaz de oferecer uma experiência digital completa e inovadora.

A decisão de contratar uma agência para fazer seu site e plano de marketing digital pode te ajudar no planejamento das suas ações na rede, produção de conteúdo adequado, gerenciamento de processos, desenvolvimento de campanhas bem sucedidas e muito mais.  Uma boa agência de marketing digital pode mudar o seu negócio para melhor!