A geração de leads está ligada a estratégias com o objetivo de captar dados pessoais, como nome, telefone e e-mail de potenciais clientes.  Essas estratégias podem ser de inbound marketing, marketing de conteúdo e até mesmo focadas diretamente em campanha nas mídias, onde uma solução atrativa é criada e oferecida gratuitamente ao público.

Os leads são potenciais clientes que se interessam por um determinado produto ou serviço, deixando seus dados para um futuro contato ao preencher formulários que podem ser disponibilizados em diversos ambientes virtuais, como redes sociais e sites. O termo “leads” tem se popularizado entre as empresas de todos os tamanhos e nichos, uma vez que o marketing digital vem crescendo cada vez mais.

Como gerar leads qualificados para a sua empresa:

  1. Crie uma Oferta Atrativa

Nesta etapa é preciso estudar e entender tanto as características do mercado em que seu produto ou serviço se insere, quanto as necessidades e problemas de seu público-alvo. Compreender ambas as dimensões – mercado e público-alvo – possibilita:
– Definir como seus produtos ou serviços podem ajudar seus potenciais clientes;

– Elaborar uma estratégia de aproximação que resulte em vendas, criando campanhas de divulgação atrativas e disponibilizando conteúdos de qualidade, cujo foco é adequado aos interesses de seu público-alvo;

– Segmentar adequadamente o perfil do público-alvo, para que sua campanha atinja as pessoas certas e atraia mais leads.

  1. Faça uma Landing Page

Disponibilizar em seus anúncios o acesso a uma landing page contendo um formulário é uma excelente forma de fornecer mais informações sobre seus produtos ou serviços aos potenciais clientes, mantendo ativo o interesse deles em suas ofertas, e claro, solicitar dados de contato e promover um relacionamento mais próximo! Lembrando que a Landing Page deve ter um design atraente e transmitir seu objetivo com clareza e simplicidade, fazendo com que o usuário tenha interesse em preencher o formulário de captura de leads.

Disponibilize um formulário em sua landing page e aumente o número de leads! Sendo sempre importante lembrar que formulários mais objetivos, contendo apenas as perguntas estritamente necessárias para um contato inicial da sua empresa com os clientes em potencial têm maior taxa de resposta ok?

3. Crie Materiais Gratuitos

São muitos os tipos de materiais gratuitos que sua empresa pode disponibilizar aos interessados em seus produtos e serviços: artigos em blogs, vídeos, tutoriais, assinaturas de newsletters, download de apostilas, dentre outros.

Matérias ou artigos de blogs, por exemplo, são muito importantes dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing. Em uma área destinada ao blog em seu site, você pode:

  • Compilar dúvidas do seu público, oferecendo soluções criativas e funcionais, convencendo-o de que sua empresa é competente e confiável;
  • Apresentar e abordar temas e assuntos específicos relacionados ao seu negócio, colaborando para uma maior compreensão por parte dos clientes sobre como você pode ajudá-los em seus objetivos;
  • Fornecer ao seu público conteúdo regularmente atualizado, engajando-o e mantendo o interesse em seus produtos ou serviços.

Lembre-se: pessoas engajadas com seus conteúdos têm maior probabilidade de se tornarem novos clientes! E assim como se pode fazer em uma landing page, cada artigo ou matéria de seu blog pode disponibilizar um formulário de captura de leads oferecendo atendimento personalizado para que o usuário tire dúvidas e se comunique diretamente com sua empresa, estreitando o relacionamento.

    4. Redes Sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas para a geração de leads em massa. Hoje, com o Facebook Ads e Instagram Ads, é possível disponibilizar anúncios com formulário para geração de leads que o usuário pode preencher e enviar sem sair da plataforma.  Assim, o usuário pode enviar seus dados para obter mais informações sobre seu negócio ou solicitar um contato da sua equipe por meio de botões do tipo Call to Action disponibilizados no próprio anúncio, preenchendo um breve formulário, ou simplesmente disponibilizando os dados básicos de contato cadastrados na plataforma diretamente à sua empresa.

  1. Google Ads

O Google ads também é uma plataforma muito útil para a execução de estratégias focadas em captação de leads e vendas. Você, por exemplo, redirecionar seus clientes ao seu site ou landing page por meio de anúncios do Google, conduzindo-os ao preenchimento de formulários disponibilizados em suas páginas ou sites. E, assim como o Facebook ou Instagram, o Google também permite a criação de anúncios com o objetivo de geração de leads. Lembrando que sempre é importante planejar bem sua campanha para não elevar o Custo por Aquisição (CPA).

      6. Remarketing

O Remarketing tem como objetivo impactar pessoas já atingidas anteriormente por determinados anúncios ou campanhas ao acessar sites e outros canais virtuais, ou que demonstraram interesse por informações, produtos e serviços específicos.

Por exemplo, por meio dos cookies do Google presentes em diversos sites, é possível manter o rastreamento da navegação de usuários que já conhecem ou interagiram com sua marca anteriormente. A partir dos dados obtidos referentes à navegação – sites visitados, assuntos pesquisados, anúncios ou links que receberam cliques, e até mesmo processos de compra iniciados e interrompidos – você pode definir para quais usuários é interessante elaborar uma estratégia de remarketing a fim de reexibir seus anúncios com o propósito de gerar novos leads!

No Facebook também é possível realizar uma análise dos perfis dos usuários que corresponderam mais positivamente às suas campanhas e anúncios pelos quais foram impactados, selecionando, a partir dos dados obtidos, para quais usuários é interessante exibir novamente seus anúncios com o objetivo de gerar novos leads.

Estudos de e-commerce indicam que 97% dos clientes, em média, não convertem ou efetivam a compra na primeira interação com sua marca. Por isto, impactar novamente o público que já demonstrou interesse anteriormente em seus produtos ou serviços é uma estratégia muito eficiente para a geração de lead novos leads.

  1. Crie um chatbot no Messenger

Os chatbots são janelas de bate-papo dotadas de inteligência artificial que podem ser configuradas para trocar mensagens com seus clientes de maneira automatizada. Quando bem configurados, os chatbots são muito úteis para a geração e qualificação de leads, tornando possível enviar sequências específicas de frases aos clientes, de acordo com a necessidade da sua empresa, facilitando e personalizando o atendimento.

Um ótimo exemplo de chatbot é o ‘Poupinha’, do  portal “Poupatempo” de São Paulo. Ele é capaz até de auxiliar o usuário no agendamento dos diversos tipos de serviços prestados pelo Poupatempo de maneira bastante prática e eficiente, obtendo todos os dados necessários do usuário por meio de perguntas pré-configuradas.

A geração de leads está ligada a estratégias com o objetivo de captar dados pessoais, como nome, telefone e e-mail de potenciais clientes.  Essas estratégias podem ser de inbound marketing, marketing de conteúdo e até mesmo focadas diretamente em campanha nas mídias, onde uma solução atrativa é criada e oferecida gratuitamente ao público.

Os leads são potenciais clientes que se interessam por um determinado produto ou serviço, deixando seus dados para um futuro contato ao preencher formulários que podem ser disponibilizados em diversos ambientes virtuais, como redes sociais e sites. O termo “leads” tem se popularizado entre as empresas de todos os tamanhos e nichos, uma vez que o marketing digital vem crescendo cada vez mais.

 

8. Como nutrir estes leads?

A nutrição de leads, ou seja, a construção e manutenção do relacionamento da sua empresa com clientes em potencial, é essencial para a estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing.

Para aperfeiçoar seus processos de atendimento é de grande importante analisar o estágio em que seus leads se encontram no processo de atendimento ou funil de vendas. Assim você consegue elaborar ações e estratégias de atendimento específicas para cada caso, sempre com o objetivo manter seus leads engajados, conduzindo-os para a efetivação da venda. Algumas ações simples que podem gerar ótimos resultados neste sentido são:

  • Relacionamento via e-mail;
  • A publicação regular de materiais e conteúdos em diversos meios, tais como artigos ou matérias em um blog no seu site (o blog é uma área do seu site destinada à matérias, artigos e até mesmo notícias diversos relacionados à sua área de atuação);
  • Vídeos periódicos cujos temas se relacionem com seu negócio;
  • Anúncios de remarketing e SMS personalizados.

 

Gostou de nossas dicas? Não deixe de qualificar seus leads e nutrí-los para um bom desempenho do seu negócio no meio online. Para isto, é essencial contar com uma agência de marketing digital para traçar estratégias assertivas, criar funis de venda eficazes, e utilizar ferramentas automatizadas para se comunicar de forma personalizada e eficiente com seus clientes com o objetivo de gerar conversões.

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