Se você está pensando em criar ou lançar um produto ou já tem o seu próprio negócio, é fundamental saber quem são os seus clientes, certo? Afinal, conhecer e entendê-los é essencial para criar conteúdos assertivos e otimizar seus resultados. Para compreender quais são os desejos dos compradores, é necessário criar um perfil do comprador: a chamada persona, ou seja, personagens fictícios criados para simular um cliente ideal, auxiliando nas estratégias de marketing.

Esses perfis costumam abranger informações demográficas como idade, localização e renda, e também informações psicográficas como interesses, razões para a compra e preocupações. Depois desses dados, a ideia é dar nomes, rostos, personalidades e famílias à persona, a fim de descobrir como falar, interagir e vender.

Sem uma persona definida, é possível que a estratégia se perca. Sendo assim, ao traçar uma persona, você definirá o tipo de conteúdo, além do tom e o estilo, para que esteja compatível com o interesse e linguagem do público-alvo.

Para te ajudar, separamos 3 etapas simples para aplicar na construção de suas personas, confira:

1- Crie um roteiro de perguntas e entreviste seus clientes

Crie perguntas importantes para analisar as características e costumes, e as aplique em um roteiro, ele irá  auxiliar a encontrar comportamentos e hábitos que possam ser determinantes na hora da criação de suas personas. Faça perguntas sobre:

  • Trabalho (cargo, função, rotina);
  • Objetivos (o que pretende alcançar);
  • Informação e conteúdo (como busca informações);
  • Hábitos de compra (onde compra, como compra, produtos que já usou, etc).

Ao definir as perguntas com base nesses tópicos, vá atrás das pessoas e converse com elas, pode ser feito com seus clientes atuais ou com potenciais clientes. Sabemos que hoje em dia está cada vez mais comum as pessoas não terem tempo para responder algumas simples perguntas, então nesse caso, utilizar ferramentas online que possam te ajudar com isso, como o e-mail, formulários online e aplicativos de pesquisa de mercado, disponibilizados na internet, é uma ótima ideia.

2- Analise os dados

Depois que você realizou as entrevistas, é a hora de saber quais são as características mais comuns entre os entrevistados, analise quais são os assuntos que convergem entre os consumidores, como quais os hábitos que mais se assemelham ou até mesmo quais os problemas mais citados por eles.

Essa etapa é muito importante para o próximo passo, que é justamente a criação das personas.

3- Estruture a persona

Essa terceira etapa é onde a persona toma forma, passando para o papel tudo o que você descobriu nos tópicos acima. Você deve criar um nome, idade, profissão e descrever o dia a dia dela. E, quando sua persona estiver formada, pense nela como um ser humano real, que vai consumir seus conteúdos, ler seus e-mails, e claro, comprar seus produtos.

Seguindo essas dicas, você conseguirá criar personas de forma bem simples e definir estratégias mais precisas em campanhas de marketing e vendas, comunicando da maneira mais adequada com seus potenciais clientes. O próximo passo é criar uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra dessas personas. Mas isso vamos falar em outro post, ok?

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