Na primeira semana de maio rolou o F8 na Califórnia, evento anual que explora o futuro da tecnologia. Grandes nomes como Mark Zuckerberg estavam presentes, o qual apresentou algumas das novidades tecnológicas nas redes sociais.

Uma das novidades apresentadas no evento foi uma nova maneira das pessoas compartilharem nos Stories, tanto no Facebook como também no Instagram. Agora ficará muito mais fácil compartilhar o que está ouvindo no Spotify, por exemplo. E para os namoradeiros de plantão, o Facebook não esqueceu de vocês! A novidade é que futuramente terá um perfil de namoro separado do perfil pessoal. Nele será possível descobrir outras pessoas com interesses em comum por meio de grupos, eventos e até preferências. Será o fim do Tinder, do Happn e outros aplicativos de paquera? Façam suas apostas!

Outro avanço da tecnologia que beneficiará as marcas e seus clientes é a opção de traduzir uma mensagem quando for diferente do idioma de fluência, com essas sugestões, será notória a facilidade da comunicação entre os compradores e vendedores no Marketplace, local no Facebook para compra e venda localmente.  

Na F8 também foi anunciado que as pessoas em breve poderão levar objetos 3D do Feed de Notícias para experiências de Realidade Aumentada da Câmera do Facebook. Além disso, também foi apresentado o 3D Photos, com lançamento previsto para os próximos meses, um novo tipo de mídia que permite que as pessoas capturem momentos 3D usando um smartphone e compartilhem na rede social. É cada vez mais o virtual invadindo a realidade! Embora seja um pouco assustador a forma com que a tecnologia está avançando, logo será algo ainda mais comum em nossa rotina.

Atualmente, a Realidade Aumentada tem revolucionado a maneira como o ser humano interage com máquinas, permitindo que o mundo virtual seja misturado ao real. Muitas marcas já fazem o uso dessa tecnologia para alcançar uma maior interação com as pessoas, permitindo uma experiência única e marcante. No evento, foram apresentados novos tipos de Realidade Aumentada, o Oculus TV, Venues e Rooms, os quais permitirão assistir shows, esportes, jogos de tabuleiro e até assistir programas em uma grande TV virtual.

Esse recurso de Realidade Aumentada também será disponível em breve para o Instagram. Usando o AR Studio, os criadores de conteúdo poderão criar experiências de câmera exclusivas e interativas, incluindo filtros de rosto e efeitos do mundo todo para seus seguidores. O que será ótimo para a aproximação e engajamento do público, resultando em maior visibilidade para marcas e influencers.

A plataforma também chegará em breve ao Messenger e com isso, as marcas terão a oportunidade de criar experiências que permitam às pessoas personalizar ou experimentar produtos e claro, de interagir com novos produtos ou simplesmente se expressar de uma forma divertida.

“Apesar de à primeira vista parecer melhorias apenas para usuários comuns, as agências de comunicação e marketing digital se beneficiarão destas novidades, podendo propor novos e criativos formatos para seus clientes, aumentando assim o engajamento, a experiência do usuário e a popularidade da marca no ambiente online”, acrescenta Luana Fernandes, diretora de criação da Solare Interativa.

Assista ao vídeo completo do primeiro dia da F8 em San Jose – Califórnia:

F8 2018 Day 1 Keynote

Hear from Mark Zuckerberg and other Facebook leaders on Facebook's latest technology and innovation.

Publicado por Facebook for Developers em Terça-feira, 1 de maio de 2018

 

Fonte 1, Fonte 2, Fonte 3