Atualmente, com o desenvolvimento de novas tecnologias e o avanço da Inteligência Artificial, a automação de marketing é uma das estratégias de Marketing Digital que mais cresce. Segundo dados da Forrester Data, os investimentos em ferramentas de automação de marketing devem ultrapassar os US$ 25 bilhões até o ano de 2023.

O  que é Automação de Marketing?

Bom, Automação de Marketing nada mais é do que o uso de tecnologias com o objetivo de automatizar ações de marketing. A partir do uso de ferramentas específicas de automação, os profissionais da área de marketing otimizam a produção, melhoram serviços, e ganham tempo para outras atividades.

Para citar um exemplo, a implementação de processos automatizados faz com que os profissionais ganhem tempo para analisar campanhas mediante a análise de dados diversificados, tornando os ajustes de suas ações mais rápidos e eficientes conforme os resultados apresentados. Em vez de alocar profissionais para funções que podem ser automatizadas, a empresa ganha em eficiência e qualidade ao se concentrar em: qualidade e resultado das campanhas e ações.

Quais os benefícios?

Os softwares de automação permitem segmentar perfis de clientes com mais facilidade, estabelecendo processos de atendimento específicos para cada caso e criando mensagens personalizadas, além de permitir que seja atingido um grande volume de clientes de maneira mais rápida e fácil. Existem diversas ferramentas desenvolvidas para facilitar cada tipo de processo, desde a geração de leads à divulgação de campanhas.

Outra grande vantagem da automação é a integração entre ferramentas distintas, o que permite transmitir informações entre diversas plataformas/softwares, eliminando processos trabalhosos de importação/exportação de dados ao alimentar bancos de dados com diferentes usos e objetivos sem nenhuma ação humana.

Vale ressaltar que uma estratégia de automação de marketing bem executada reduz os prazos para implementação e execução de campanhas, otimizando os resultados, além de aumentar a produtividade, diminuir o consumo de recursos e aumentar o ROI (Na sigla em inglês “Return Over Investment”, ou Retorno Sobre Investimento).

Além destes, destacamos 3 outras vantagens sobre a Automação de Marketing:

  1. Aumento de leads e crescimento de conversão

Segundo dados da VB Insight, com a Automação de Marketing, 4 em cada 5 empresas B2C e B2B aumentaram seus leads usando ferramentas de automação, e 77% tiveram aumento na taxa de conversão ao longo do tempo.

  1. Eficiente. Poupe tempo!

De acordo com a pesquisa realizada pela ADI (Adobe Digital Insights), a Automação de Marketing é extremamente positiva em relação ao tempo e à análise de dados. Para 30% dos entrevistados, as ferramentas de automação ajudam a ganhar tempo, e para 25% dos profissionais, a análise de dados é um dos principais benefícios.

  1. Melhor experiência do cliente

Com a Automação de Marketing, é possível desenvolver campanhas a partir de dados e segmentação de clientes, além de analisar impactos e resultados em tempo real.  Por conta disso, 91% dos profissionais de marketing afirmaram que ferramentas de automação que permitem a análise de dados de forma contínua e em tempo real são altamente valiosas, segundo dados da empresa Adgorithms.

Escolhendo um software de automação de marketing

Hoje, a maioria dos softwares de Automação de Marketing são plataformas com ferramentas integradas e uma série de recursos. E, para escolher a opção ideal, leve em consideração as ferramentas que possuem estrutura para:

  • Captura, nutrição e gerenciamento de leads;
  • Análise e disparo de campanhas;
  • Gerenciamento de conteúdo;
  • Relatórios.

Com todas as ferramentas citadas acima, o seu negócio terá todo o apoio necessário para otimizar as tarefas e os processos, tudo para alcançar a melhor eficiência da comunicação e dos processos, atingindo um ótimo patamar no mercado digital!

Os softwares mais utilizados:

Entre os softwares brasileiros de automação, os mais populares são a RD Station, Pipz, Dinamize, Ramper e o LeadLovers.  Agora, se a sua empresa está classificada entre média  e grande porte, aconselhamos você a utilizar o HubSpot, Salesforce ou até mesmo o Pardot. Outra ferramenta de automação muito eficaz é o MailChimp, ótimo para criar listas de e-mail personalizadas, segmentar os seus leads, criar fluxos de nutrição altamente eficientes e também landing pages.

Mas antes de escolher o melhor software para a sua estratégia de Automação de Marketing, sugerimos que você teste suas funções. A maioria deles oferecem acesso gratuito por apenas por algum tempo limitado!

Agora que você já entendeu que a Automação de Marketing otimiza a produção, melhora os serviços e disponibiliza tempo para outras atividades, que tal torná-la parte da estratégia de marketing da sua empresa?  Entre em contato conosco através do formulário abaixo para conversarmos melhor com você e tirarmos todas as suas dúvidas: