O Inbound Marketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital que traz excelentes resultados e fidelização a médio e longo prazo. É a construção da marca no ambiente online e a maneira como os clientes se relacionam com ela.

A ideia principal é atrair os clientes por meio de conteúdos úteis e relevantes onde, por meio deles, o público fica cada vez mais confiante a ponto de permitir que as empresas se aproximem mais, construindo um relacionamento saudável com foco em resultados, como por exemplo obtenção de cadastros, mailing, vendas, entre outros.

Uma das vantagens da internet é que o consumidor pode escolher tudo: canais, conteúdos e portais. E, por conta disso, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele deseja absorver, como matérias em blogs, redes sociais, vídeos, landing pages, e-mails e muitos outros meios!

Vale ressaltar que o Inbound Marketing também é um processo de automação e existem diversas ferramentas de alta performance que acompanham cada passo do usuário: onde ele clicou, em que etapa do funil ele está, se já foi impactado anteriormente, e até mesmo qual a melhor forma de abordagem.

Funil de vendas:

– Topo: Aprendizado/descoberta
Tem o objetivo de ajudar o público a aprender o suficiente para querer saber mais.  Ensinar conceitos e esclarecer dúvidas.

– Meio: Consideração/intenção
Público já tem conhecimentos básicos. Manter o interesse através dos temas e estreitar relacionamentos.

– Fundo: Conversão/fidelização
Argumentos persuasivos e demonstrativos para convencer o lead de que a sua empresa/serviço é o que ele precisa.

Mas lembre-se que, antes de usar esse tipo de estratégia, é de extrema importância executar um planejamento estratégico com ações inteligentes para que seja eficiente, atraindo, fidelizando e convertendo o público desejado.

Agora que você já sabe que o Inbound Marketing oferece abertura para um relacionamento próximo com o público, criado pela constante geração de valor, confira outras 5 vantagens que ele pode proporcionar ao seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C.

    1. Maior poder de persuasão

O público recebe exatamente o tipo de conteúdo que precisa, o que dá a ele tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando. E quando chega o momento de sentar com os leads para conversar, especificamente, sobre o seu produto ou serviço, todo o histórico entra em jogo. Ou seja, o  relacionamento que será construído aos poucos, fará toda a diferença no momento mais decisivo da compra.

  1. Ciclo mais curto de vendas

Segundo a pesquisa Martech 2017, 50,4% das empresas que adotam Inbound Marketing têm ciclo menor que 30 dias. E, apenas 29,5% das que usam métodos Outbound têm esse desempenho. Isso acontece por causa do conteúdo altamente relevante e personalizado, que acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra.

  1. Diminuição dos custos

O Inbound Marketing é relativamente mais barato que as soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca. O melhor é que essa redução dos custos não faz o negócio sofrer com a perda de qualidade ou a diminuição de resultados, pelo contrário, é apenas um investimento mais eficiente. Com essa diminuição de custos, você poderá investir em  outras táticas funcionais, de acordo com a estratégia traçada.

  1. Resultados em tempo real

Um marketing de sucesso é sinônimo de resultados. E, quando se fala em Inbound Marketing, é fundamental acompanhar os dados em tempo real para saber com precisão e rapidez o que está funcionando ou não. Afinal, se uma campanha não está desempenhando bem, é possível pausar e fazer várias mudanças significativas para um melhor performance – outra vantagem que não é possível encontrar em mídias tradicionais, como a televisão e o rádio, por exemplo.

  1. Ticket médio maior

Leads qualificados e bem informados durante o processo de venda se sentem mais confiantes para comprar e, por conta disso, costumam gerar um ticket médio maior com relação aos que não passam por um processo de aprendizado.

Com o  Inbound Marketing, você terá  as ferramentas necessárias para “alimentar” os leads e acompanhá-los de perto antes de oferecer algum produto ou serviço. Além de vender mais e melhor, o processo apresenta um risco menor de tentar vender antes da hora, o que poderia atrapalhar a fase de venda.

É possível que as vantagens acima já tenham convencido do quanto o Inbound Marketing pode ser valioso para o sucesso do seu negócio. Porém, a única coisa que pode impedir a isso,  é o mal planejamento ou uma execução de baixa qualidade. Então é de suma importância contar com profissionais altamente qualificados!

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