As ferramentas de CRM (clique aqui para ler uma matéria sobre CRM e compreender melhor esta poderosa estratégia) automatizam a aplicação da abordagem CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), reduzindo os custos de sua empresa, ao mesmo tempo em que promove maior qualidade no atendimento aos clientes e aumenta a produtividade. Nesta matéria do nosso blog, conheceremos algumas destas ferramentas:

Pipedrive

O Pipedrive é uma plataforma CRM fundada na Estônia, em 2010, voltada ao gerenciamento de vendas em pequenas empresas, atualmente usada por mais de 70 mil empresas em todo o mundo. Tem como objetivo tornar os processos de venda mais eficientes para pequenas equipes a partir de algumas possibilidades, tais como:

– Criação de funis para organizar os processos de venda em todas as suas etapas, nos quais é possível mover clientes de uma posição para outra conforme o avanço dos contatos. Ou seja, no Pipedrive você consegue criar um funil adequado às especificidades do processo de vendas da sua empresa, visualizando assim todo o percurso de cada um dos atendimentos prestados. Isto permite à sua empresa, por exemplo, direcionar o foco do atendimento aos clientes cujo histórico demonstra maior probabilidade de fechar negócio.

 

Follow-up detalhado. Com o Pipedrive sua empresa acompanha todas as interações com o cliente – quem entrou em contato, quando, e o que foi conversado -, e também pode agendar interações acompanhadas de lembretes. Além do mais, o Pipedrive disponibiliza uma lista de tarefas/contatos a serem realizados, organizada a partir de diferentes classificações. Por exemplo: pode-se classificar a prioridade dos contatos para clientes que estão em vias de fechar negócio, ou, então, para obter a opinião de clientes que já compraram acerca da qualidade do atendimento prestado.

– Geração de relatórios detalhados, contendo informações sobre a performance de cada membro da equipe, o valor de cada negócio, e comparações de dados entre negócios fechados e perdidos.

A interface do Pipedrive é simples, intuitiva, e personalizável. A plataforma é capaz de gerar e exportar relatórios bastante úteis na hora de analisar seus processos de vendas, integrar e-mails, e coletar informações de contatos a partir de formulários que podem ser colocados diretamente no site da sua empresa, em newsletters, ou criados manualmente. Também é possível compartilhar mensagens com colegas de equipe e fazer discussões em grupo. Há, por fim, o aplicativo móvel possibilita tomar notas em qualquer situação, como, por exemplo, em uma reunião externa.

Hubspot CRM

A Hubspot é uma das empresas mais famosas do mundo, além de ser referência quando se trata de Inbound Marketing. Contudo, oferece também uma ferramenta CRM bastante completa e gratuita: o Hubspot CRM. Dentre as principais características do Hubspot CRM, estão:
– Acompanhe integralmente de todo o processo de interação com o cliente, seja por telefone, e-mail, mídias sociais, ou qualquer outro canal. No Hubspot, cada ação do lead é registrada automaticamente e você consegue, em uma linha do tempo exclusiva, ver quais informações o lead consumiu para chegar à sua empresa.

– Crie funis personalizados, conforme as necessidades da sua empresa, nos quais os leads podem ser transferidos de uma etapa/nível por meio da simplicidade do “drop and drag” ou “arrasta & solta”;

– Classifique os negócios entre ganhos e perdidos, agendando compromissos (o envio de um e-mail, ligação telefônica), e acessando cada um dos contratos enviados. Também é possível classificar seus leads por nome, por membro da equipe responsável pelo atendimento, valor do negócio ou estágio/etapa em que o lead se encontra no funil.

– Converse com clientes em tempo real. O Hubspot CRM vem com ferramentas para bate-papo, e-mails de equipes e bots para que suas equipes de atendimento, vendas e marketing possam a todas as interações, não importando o canal de origem. Além do mais, com os bots, você consegue enviar sequências de e-mails personalizadas para fazer prospecções mais eficientes.

– A integração com e-mails (disponibilizando inclusive um plugin para gmail ou hotmail que permite o acompanhamento em tempo real);

Salesforce

O Salesforce certamente é uma das ferramentas CRM mais conhecidas no mundo, bastante indicada para médias e grandes empresas.. Como uma boa ferramenta CRM, a plataforma automatiza tarefas, disponibiliza alertas e notificações avisos específicos – como por exemplo, avisos sobre os melhores leads ou clientes com urgência em atendimento de suporte -, além de facilitar a gestão da equipe de vendas, marketing e atendimento. Veja algumas de suas principais características:


– Gerenciamento das campanhas de marketing de sua empresa, gerando relatórios – dos mais simples aos mais complexos, e completamente customizáveis conforme as suas necessidades -, que permite comparações de dados em análises detalhadas, informando a taxa de retorno de cada campanha, e até mesmo possibilitando previsões de vendas;

– Gráficos de desempenho customizáveis e disponíveis em tempo real. Visualize a performance de seus processos de venda e de sua equipe para realizar as mudanças necessárias rapidamente;

– Interface intuitiva – com sinalizações para o usuário localizar cada uma das funções – e customizável de acordo com os processos de vendas da sua empresa. No caso do funil, por exemplo, é possível criar etapas específicas que atendam à sua empresa, e mover leads de uma etapa/nível para outro facilmente.

– Segmentação e direcionamento de campanhas de marketing para atingir públicos específicos;

– Acompanhamento de todo o processo de interação do cliente com sua empresa, incluindo o pós-venda. Saiba o que seus clientes pensam e aprimore o atendimento!;
O Salesforce disponibiliza ainda um aplicativo móvel para que seja possível acessar os dados de qualquer lugar e dispositivo, facilitando ainda mais a gestão do relacionamento com os clientes de sua empresa.


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